Harmonia

Alô, amigos do Samba & Folia!

Nesta minha estreia, no site, trago uma reflexão acerca da “Harmonia” em uma escola de samba. Em especial, do trabalho dos Diretores de Harmonia, que fomentam e preparam o “canto” da escola.

As alas cantam com toda força e determinação, em busca da excelência no quesito, graças ao trabalho árduo, de formiguinha, de cada diretor de harmonia, que, em Uruguaiana, é mais conhecido como coordenador ou diretor de ala. Estes homens e mulheres têm a difícil missão de fazer centenas de componentes cantarem o samba enredo na avenida. Um trabalho cada vez mais difícil e, ao mesmo tempo, longe de ser impossível. É importante frisar, que, neste caso, me refiro a Harmonia do canto e não a que compõem o carro de som (intérprete e cordas), daqueles que formam uma única voz na avenida, os bravos componentes!

Sempre acreditei numa máxima:"o conhecimento minimiza o erro". Assim, ensaiar, ensaiar, ensaiar é o mantra!!! Após a escolha do samba enredo ou a sua divulgação, cabe ao Diretor de Harmonia fazer com que a Escola extremessa na avenida, cantando. Lógico, ele, o Diretor de Harmonia, não fará nada sozinho; ele pode planejar, mas a execução do projeto que vai para a avenida é compartilhada com a equipe de Harmonia, criada de forma estratégica, distribuída entre as alas da Escola de Samba.

Distribuir panfletos com a letra do samba em reuniões com os diretores é mais do que necessário, afinal, aprender a cantar só o refrão do samba de nada adianta.

Depois de vários meses de ensaios, nem tão cheios assim, eis que chega a semana derradeira do desfile, onde a magia se faz “da cabeça da escola” até o último componente, pois, o Samba Enredo precisa ser defendido com unhas e dentes. Surgem “espinhos”, aqueles integrantes que chegam na última hora e não decoraram o samba enredo, uma triste realidade. Um espinho bastante dolorido para a equipe de harmonia.

Vivenciar a transformação de uma composição (samba enredo) sair do papel e viajar para a avenida não tem preço, neste momento, a nota do julgador quase não importa. Exatamente, porque se sabe o que foi ensaiado durante meses na quadra e no desfile técnico. Cantar, cantar e cantar é o que embala a Escola de Samba na avenida! Viva aos diretores de Harmonia que tem essa missão árdua no desfile. No final, quase tudo dá certo... Aliás, o melhor é que no próximo ano, haverá uma nova oportunidade de cantar outra vez!Use máscara e não desista do álcool gel para que possamos voltar a nos aglomerar.Até!

Texto de Fabio Puget

Editado por Matheus Fecke.

Fotos de Eliaz Pizarro.

Arte MVision Comunicações.

15/06/2021.

Samba e Folia 2021
E-mail: admin@sambaefoliars.com.br
Whatsapp: (55) 3402-4868

© Samba & Folia 2021 - www.mvisionmkt.com.br

Estamos online!
1
Precisa de ajuda?
Olá!
podemos lhe ajudar?