Famílias tradicionais apaixonadas pelo carnaval.

Oi, povo do samba! Voltei! 😉

Continuando a série de relatos sobre as famílias que fizeram história no nosso Carnaval, hoje, vou contar a da minha querida Denise Lesonier e sua família, na escola de samba Unidos da Cova da Onça.

Tudo começou em 1970 quando o nosso saudoso Prof. Lesonier (pai de Denise) assistia um desfile feito pela escola, em protesto as fantasias de luxo ( as fantasias da Cova da Onça eram todas confeccionadas em estopa). Foi amor a primeira vista. Em seguida ele recebe o convite do patriarca da família Abreu para fazer parte da escola, mais, especificamente, do barracão, setor pelo qual ele era apaixonado. É, foi no barracão da Cova da Onça, que Denise deu os seus primeiros passos e recebeu seus primeiros ensinamentos sobre criação, artesanato e tudo mais que se relaciona a arte dentro de um barracão de escola de samba.

No ano em que o enredo da escola falou sobre o Pierrô, Denise, relata, que o rosto da escultura foi moldado no rosto do seu pai, após o término dos desfiles, escultura esta, que permaneceu por muitos anos na residência da família.



Seu Lesonier, foi presidente da escola em 1996 e com o enredo "A face do disfarce", a Cova da Onça sagrou-se campeã do Carnaval. Este fato trouxe muita alegria e orgulho para a família Lesonier e fez com o o amor e a dedicação para com a escola ficasse cada vez maior. Denise, conta, que seu pai sempre teve uma participação muito intensa e efetiva na escola, pois o mesmo era um grande agregador e um abnegado pela Cova da Onça. Denise, ainda, guarda os livros de ata redigidos por seu pai, pois o mesmo realizava multi funções na escola. Também, em 1996, seu Lesonier quitou as dívidas da escola de uma maneira inusitada, ele trouxa para nossa cidade o show do grupo "El Símbolo"( famoso grupo que havia participado do Show da Xuxa), que lotou o ginásio municipal, quitando as pendências financeiras e ainda deixando um saldo positivo para a próxima diretoria.

Denise, relembra, que nos anos seguintes, seu pai sempre fazia parte da diretoria da escola, porém nunca abandonou sua grande paixão: o barracão. Trabalhava, incansavelmente, nas promoções para que a escola conseguisse adquirir o terreno, que, anos mais tarde, foi comprado pelo ex presidente, Zácaro.

Denise, lembra, de um bingo realizado para o pagamento do cachê do grupo "El Símbolo", onde ela e seu pai tiveram ajuda de outro coviano abnegado, nosso querido, Pelé (meu tio), onde o mesmo conseguiu uma égua para ser sorteada e no final do evento, todos se divertiram muito ao ver a ganhadora do prêmio, sair pelas ruas, em plena madrugada, carregando o seu prêmio... 🤣

Dotado de um bom humor ímpar e com um gosto peculiar para falar ao microfone, seu Lesonier, foi, por diversas vezes, mestre de cerimônia dos eventos, na quadra da escola. Denise, também, relembra, que o seu pai sempre tinha uma palavra amiga para todos, além do dom da conciliação, o que fazia dele uma pessoa muito respeitada e querida dentro da agremiação. Por ser, também, um homem muito justo, no ano em que a Ilha do Marduque foi aclamada campeã pelo povo, seu Lesonier, pagou um espaço, em um jornal da cidade e redigiu um texto em solidariedade à comunidade marduquense, no texto, ele dizia que mesmo sendo coviano ele percebia, que, a Ilha do Marduque, era a escola que havia realizado o desfile campeão.

Este, foi o resumo da história de mais uma família, das muitas, abnegadas e apaixonadas pelo o seu pavilhão. Quero, aqui, expressar o meu respeito e admiração por Denise Lesonier, que relatou a paixão de sua família, baseada na linda trajetória de seu pai, na escola. Porém, é importante enfatizar, e não menos importante, a participação da sua filha, Carlise, na história da escola mais popular do nosso Carnaval. São famílias como estas que fazem as nossas escolas e o nosso Carnaval persistirem. Emocionada com mais este relato, agradeço a Denise, por trazer ao público, do Samba & Folia, essa linda página da história da Unidos da Cova da Onça!

Beijos no coração de cada um de vocês, meus carnavalescos queridos!!!!


Samba e Folia 2021

E-mail: admin@sambaefoliars.com.br

Whatsapp: (55) 3402-4868

© Samba & Folia 2021 - www.mvisionmkt.com.br

Estamos online!
1
Precisa de ajuda?
Olá!
podemos lhe ajudar?