Famílias tradicionais apaixonadas pelo carnaval.

Oi, povo do samba!

Na minha primeira publicação, falei sobre o amor ao Carnaval. Hoje, vou falar de famílias tradicionais e apaixonadas pelo samba. Começo com a família da minha querida amiga, Cira Gonçalves, da escola Os Rouxinóis.

Cira, iniciou sua vida no Carnaval em 1964, levada por sua tia e mãe de criação, dona Bilucha. Naquela época, os ensaios eram na casa do seu Charuto e da dona Maria (figuras importantes do nosso carnaval). Anos mais tarde, a sede da escola passou a ser na Presidente Vargas, num galpão simples, e dona Bilucha, levou o restante da família. Lá eles se dividiram entre a diretoria e colaboradores da escola. Cira, ainda, menina, lembra que seus familiares se reuniam para realizar promoções como: chás dançantes, pastelada e tudo que pudesse dar um pouco de lucro em prol da escola. Porém, em 1966, sua incentivadora e mãe de coração faleceu, com o passamento de dona Bilucha e devido a problemas internos, Cira, se afastou dos Rouxinóis e a escola ficou um tempo sem participar do Carnaval.


Quando soube que a sua escola estava de volta, mesmo morando em Porto Alegre, ela retornou e se doou de corpo, alma e coração, tanto que, sua mãe biológica, dona Fausta, aconselhou Cira a levar um colchão para sede da escola, já que, Cira não arredava o pé da sede. Cira e dona Fausta foram pessoas de muita importância nos 15 anos dos Rouxinóis, dona Fausta, fez o bolo e a Ester (prima de Cira), foi a Rainha dos 15 anos da verde e branco.

Na residência de dona Blanquita se reuniam: Cira, Ester, Bigode, Mário Fagundes, Alvacir, Iara e Verona, para confeccionaram colares com os frutos do dinamismo (Paraíso), os frutos, eram descascados e tingidos para serem usados como adereços. E, assim, se respirava Carnaval o ano inteiro. Tia Bilucha era responsável pelas baianas e um tio de Cira fazia as armações das saias da referida ala.

Cira sente saudades daquele tempo onde tudo, conforme ela, era menos. Menos luxo, menos poder aquisitivo, mas ,muito amor pelos Rouxinóis. Haviam famílias mais abastadas, financeiramente, porém ao entrar no templo do samba, todos eram umsó. Não existia diferença entre o preto, o branco, o rico ou o pobre, o que existia era amor pelos Rouxinóis. A sede da escola era uma extensão da casa de cada colaborador, de cada componente. Cira recorda dos ensaios de duas importantes passistas da escola: Maria Helena( minha mãe) e Chiquinha(mãe do mestre Júnior Garcia), a jovem admirava vê-las sambando, e também, gostava muito do casal de mestre sala e porta bandeira e do Seu Diro, que tocava prato na bateria. Ela lembra do casal Iaçanã e Antônio, como casal de mestre sala e porta bandeira, que era sua filha e seu cunhado.

Assim, como tia Bilucha levou Cira para os Rouxinóis, Cira, levou para a escola, com apenas 5 anos de idade,sua sobrinha Elusa, que, posteriormente, foi Rainha do Carnaval de Uruguaiana e Rainha da escola. Além de Elusa, hoje, também, fazem parte da verde e branco os ritmistas Guidion e Gustavo, seus familires. Ah!E sua filha, Iaçanã, que sempre que está na cidade trabalha pela verde e branco. Sempre trabalhando muito pela verde e branco, nossa amiga realizou um encontro da harmonia que cantou e encantou a quadra enquanto, Cira, fazia acarajé em prol da velha guarda, neste evento, se fizeram presentes figuras importantes: Finoqueto, João Carlos da Nova, Quirino, Ghoti e Jacaré. Nossa amiga sempre ajudou a escola por amor. Hoje, ela diz que muita coisa mudou, porém o que não muda é a emoção de ouvir o som da Bateria e ver a sua escola entrando na avenida.

Cira, ainda, relata que é uma emoção indescritível! Ela não se denomina carnavalesca, mas, sim,Rouxinóis. Apesar de ter ajudado a Deu Chucha na Zebra Cira faz a seguinte citação:

Carnaval pra mim é na Avenida Presidente Vargas e nos Rouxinóis. Esta é a história de uma abnegada pelo Carnaval e pelos Rouxinóis. Parabéns, Cira Gonçalves, por amar incondicionalmente sua escola de samba!!!

Deixo aqui o meu aplauso a minha querida amiga, Cira!!!

E a Equipe do Samba & Folia deseja um Feliz Aniversário a dona Cira Gonçalves.


Samba e Folia 2021

E-mail: admin@sambaefoliars.com.br

Whatsapp: (55) 3402-4868

Siga o Samba e Folia em nossas redes

© Samba & Folia 2021 - www.mvisionmkt.com.br

Estamos online!
1
Precisa de ajuda?
Olá!
podemos lhe ajudar?